top of page

VOCÊ É PENTECOSTAL?



A criancinha da foto é a Ester Hadassa (nome de crente pentecostal) de apenas três aninhos. Ela é da Regional do Veneza (Pr. Edson Ramos) - Congregação de São Pedro e essa foto foi tirada no domingo - 19/05 por ocasião do DIA D DE EVANGELIZAÇÃO. A pequena Ester Hadassa não sabe ainda, mas ela é uma representante do pentecostalismo clássico no Brasil, explico. O temos ''pentecostal'' se popularizou no Brasil nos últimos anos dada a expansão dos evangélicos, especialmente aqueles denominados pentecostais. É bem verdade que em muitos lugares o termo pentecostal foi banalizado e se tornou, infelizmente, motivo de chacota e zombaria.



Além dos pentecostais, a cena religiosa do Brasil conta também com os chamados ''neopentecostais'', grupo religioso que se apropriou da identidade dos pentecostais tradicionais, mas se distanciam dessa identidade sobretudo na pregação cuja ênfase está na teologia da prosperidade. A Assembleia de Deus, igreja da pequena Ester Hadassa, é a maior Igreja pentecostal do Brasil com aproximadamente 22,5 milhões de membros (sem contar a pequena Ester Hadassa que ainda não se batizou) espalhados por todo o território nacional.


Em sua declaração de fé oficial está posto sua relação com a obra do Espírito Santo: ''Cremos no batismo no Espírito Santo, conforme as Escrituras, que nos é dado por Jesus Cristo, demostrado pela evidência física do falar em outras línguas, conforme sua vontade. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade para o que for útil'' (SOARES, 2017)


Mas afinal, o que faz da pequena Ester Hadassa e os outros 22 milhões de assembleinos, pentecostais? O que faz com que um grupo de pessoas que, após passarem a semana inteira em seus trabalhos profissionais, se abdiquem do descanso de domingo para saírem às ruas para distribuir folhetos evangelísticos, carregar caixas de som para as praças e realizar cultos ao ar livre sob sol escaldante? O que move esse povo? O que faz com que os pais da pequena Ester Hadassa abrissem mão do domingo em família para ir para a rua evangelizar? O que move esse povo? O que motiva esse povo?


A chama pentecostal!


É o poder do Espírito Santo que movimenta a Igreja na direção do mundo perdido. O vento do pentecostes de Atos 2 ainda assopra sobre o seu povo que não resiste ao chamado do Senhor para a grande comissão e o cumprimento do IDE, não há quem resista! Para além de qualquer esteriótipo, ser pentecostal é ser apaixonado pelo IDE. Os grandes avivamentos da história da Igreja, onde o Espírito Santo agiu poderosamente sempre foram marcados por pela paixão evangelístca e muitas conversões ao Senhor.


A pequena Ester Hadassa, portanto, ainda não sabe muito bem o que estava fazendo no domingo ao entregar um folheto para aquele senhor, mas estava, certamente sob os ventos do pentecostes.


E ai, como o pentecoste afeta sua vida hoje? Você é um pentecostal?


Fábio Costa - ASCOM


Referências:

Fotografia: ASCOM com autorização dos responsáveis

SOARES, Ezequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017


227 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page