top of page

Terremoto de magnitude 7,2 atinge o Haiti; 304 mortes confirmadas

UOL, São Paulo (14/08/21)

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti na manhã de hoje, causando mortes e danos a propriedades no oeste do país, e revivendo memórias terríveis do grave terremoto de 2010. As autoridades de Defesa Civil do país já confirmaram 304 mortes e mais de 1.800 feridos. O terremoto ocorreu por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).


Um alerta de tsunami foi emitido logo depois pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, antes de ser rapidamente retirado. Mais cedo, o primeiro-ministro Ariel Henry disse que 'várias vidas foram perdidas" e prestou condolências. "Apresento minhas condolências aos pais das vítimas deste violento terremoto que causou a perda de várias vidas e danos materiais em várias províncias", disse no Twitter.


Em uma coletiva de imprensa, Henry declarou estado de emergência. "Quando se trata de necessidades médicas, esta é a nossa maior urgência. Começamos a enviar medicamentos e pessoal médico para as instalações afetadas", disse.


O estado de emergência será no Departamento Oeste, Departamento Sul, Nippes e Grand'Anse. "Para as pessoas que precisam de cuidados especiais urgentes, evacuamos um certo número delas e vamos evacuar mais alguns hoje e amanhã", completou o premiê.

9 visualizações0 comentário
bottom of page